quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A continuidade de negócios e a gestão de riscos

A relação existente entre a gestão da continuidade de negócios e a gestão de riscos é freqüentemente mal compreendida. Equívocos sobre esta relação podem ser encontrados em documentos que deveriam esclarecer e não embaralhar estes conceitos.
A melhor forma de entendermos tais processos de gestão é através de uma abordagem simples e objetiva que deve começar pelo singelo entendimento do que é risco e do que é continuidade de negócios.
O risco de uma ocorrência é traduzido pela combinação da probabilidade e conseqüência deste evento. Tanto pode ser uma conseqüência ruim como pode ser uma conseqüência boa. Efetivamente o que ameaça a continuidade de uma organização é o risco de ocorrência de um evento que tenha uma conseqüência negativa.
A gestão da continuidade de negócios por sua vez procura entender as ameaças existentes para a sobrevivência dos negócios e desenvolver estratégias e planos que fortaleçam a organização de forma a torná-la capaz de superar a eventual concretização destas ameaças. Tais ameaças podem determinar a descontinuidade dos negócios implicam em riscos que devem ser evitados.
Ou seja, a gestão da continuidade de negócios pode ser denominada de “Gestão do Risco de Descontinuidade” de uma organização. Não existe uma subordinação definitiva entre risco e continuidade. A gestão de continuidade de negócios utiliza mecanismos e controles semelhantes aos utilizados pela gestão de risco e vice-versa.
Uma forma de clarificar esta conceituação é considerar que um Plano de Continuidade deve ter como objetivo a resposta a uma paralisação crítica, e desta forma deve ser considerado um controle integrante da Gestão de Risco (de descontinuidade) assim como também deve fazer parte da Gestão da Continuidade.
Por isto é importante destacar a diferença entre a Gestão da Continuidade e um Plano de Continuidade. A “gestão”, conforme já definimos acima, é um processo gerencial abrangente que deve considerar mecanismos reativos assim como mecanismos preventivos e mecanismos de robustez. Um Plano de Continuidade deve ser entendido como um controle reativo integrante do conjunto de mecanismos utilizados na Gestão da Continuidade.
Seja numa gestão de risco ou numa gestão da continuidade, a seleção de quais riscos merece ser atenuados por um Plano de Continuidade deve ser feita através de uma análise de risco. Uma vez decidida tal questão resta estruturar os controles pertinentes, sendo que o PCN – Planos de Continuidade de Negócio pode ser um deles.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Muito bom este artigo.
Na minha opinião, ao invés de se basear na Análise de Risco, a Gestão da Continuidade de Negócios se basea na Política de Continuidade e o PCN na BIA - Análise dos Impactos no Negócio.
Sds - Paulo Borges

Anônimo disse...

Ótimo artigo, bastante esclarecedor!