quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Gestão da Continuidade do Dia-a-Dia

Como você se saiu do apagão que atingiu alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de agosto? Se você nem sabe do que se trata, ótimo. Mas, melhor ainda é poder avaliar a robustez da sua gestão de continuidade sem ter sido diretamente impactado por um desastre como este.  Assim, vale a pena fazer o exercício de imaginar como você teria se saído caso às 12:00 h. de uma sexta-feira você e todos os bairros 
em sua volta ficassem aproximadamente 90 minutos sem energia elétrica.

Visualizou o impacto? Como foi a sua capacidade de resistência a este problema? Com base nesta avaliação, verifique o que você pode fazer para que incidentes deste tipo sejam o menos traumático possível para os seus negócios. Considere o que é preconizado pela idéia do ALARP – “As low as reasonably practicable”. Como fazer para que o risco que você esteja exposto seja o mais baixo a partir de um esforço razoável e prático. 
Utilizando o método Bow-Tie de gestão de risco você deve procurar que seus negócios não venham a ser paralisados por falta de energia (prevenção). E caso esta falta de energia paralise seus negócios, você deve possuir uma estrutura que faça com que os impactos sejam os menores possíveis (reação). 
Cabe observar que o problema que você deve focar é a falta de energia para suas atividades operacionais. Necessariamente uma falha da concessionária de energia elétrica não é o ponto focal do problema. O “X” da questão é a falta de energia para operação de seus negócios.


Nenhum comentário: