quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Egito: Mortes no Estádio de Futebol

A tragédia ocorrida ontem, num jogo de futebol no Egito, merece ser estudada como um fenômeno de descontrole de multidão.
Le Bon em seu livro A Psicologia das Massas (1895), sustenta que numa multidão o comportamento individual é determinado pelo comportamento coletivo. A multidão possui um comportamento irracional e não possui um liderança explícita.
A questão chave para o entendimento do comportamento irracional de uma multidão é a identificação do elemento catalisador que determina a transformação do grupo ordeiro numa "multidão". É usual que este gatilho esteja associado a causas morais que faça o grupo se sentir fortemente ofendido em seus valores.
Quando divulgamos nosso trabalho de Gestão de Multidão utilizamos sempre o termo Gestão. Nunca utilizamos controle de multidão por considerarmos que o esforço deve ser dedicado à manutenção da ordem e não ao controle de uma multidão descontrolada. A perda de controle caracteriza que o limita aceitável do comportamento foi ultrapassado e uma vez tendo atingido este ponto a volta a uma situação controlada tem um custo muito alto, por vezes de vidas humanas.

Vejam outros posts relacionados:



Nenhum comentário: