segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mariana, Paris, Risco e Bow Tie

Atentados em Paris, rompimento de barreira em Mariana, estado de alerta em Bruxelas, atentado contra um hotel em Mali, são algumas das notícias que temos recebido nos últimos dias. Em comum em todos estes casos temos a descontinuidade das atividades diárias, dos processos de trabalhos das empresas e da vida das cidades.

No ambiente público e no ambiente privado esta descontinuidade causa impactos indesejáveis e em alguns casos irreparáveis. Evitar estes eventos e, no caso de sua concretização reduzir seus impactos, é o objetivo da gestão de risco.
Não há como reduzir a zero a probabilidade de uma ocorrência como as citadas, mas há como se trabalhar para reduzir a possibilidade de sua ocorrência. E há como se trabalhar para reduzir o impacto de suas consequências.
Gestão de risco é um trabalho que exige método, conhecimento técnico do ambiente do risco a ser tratado e pesquisa para um melhor conhecimento das ameaças e dos controles disponíveis para prevenção e mitigação.  Esta variedade de conhecimentos faz com que o trabalho de gestão de risco de casos graves, onde a combinação de probabilidade e consequência implique num risco significativo, seja trabalho de uma equipe. A mescla de conhecimentos faz com que o resultado seja mais eficiente e o risco seja efetivamente reduzido.

Um dos métodos que identificamos como sendo interessante para a realizar da análise do risco é o Bow Tie. Neste método, um dos pontos forte é a comunicação do risco através de um diagrama de excelente visualização, neste diagrama ficam evidenciados os mecanismos de prevenção e os mecanismos de reação à concretização do risco. O método adotado para a análise de risco é um ponto vital para o seu sucesso. A metodologia a ser utilizada deve ser um guia prático, sem ser simplista, para a condução dos trabalhos técnicos e que não permita que seus executores se percam num emaranhado infindável de possibilidades e alternativas. O resultado final deve ser um produto que transmita de forma prática e consistente o que deve ser feito para o tratamento do risco. O método Bow Tie, estruturado pela Shell nos anos 90, vem aos poucos sendo conhecido e ganhando adeptos no Brasil. Seja você um deles!


Nenhum comentário: