quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Os Cisnes Negros


Provocativo.
Esta é a palavra que vem a mente ao ler o livro “A Lógica do Cisne Negro – O Impacto do Altamente Imprevisível” de Nassim Taleb. Taleb é o decano do departamento de Ciência das Incertezas da Universidade de Massachusetts, o que é no mínimo interessante. Em seu livro Taleb nos alerta que mais importante do que sabemos é o que não sabemos. O desafio está nos livros que nos cercam, mas que ainda não foram lidos.
Em nossa tendência a interpretar e entender o mundo através de modelos e simplificações reside um grande perigo, pois podemos estar justamente escondendo ou ignorando os Cisnes Negros. Um Cisne Negro é um evento inesperado com forte efeito sobre o seu entorno. Este efeito pode ser positivo ou negativo e a arte está em saber identificar onde estão os Cisnes Negros. Nossa educação e cultura nos levam a interpretar os acontecimentos com base em alguns dados pinçados. A seleção destes dados é viciada e nos leva a julgamentos parciais e precipitados o que nos faz ignorar os Cisnes Negros. Não estamos educados para conviver com os “pontos fora da curva” e ao ignorá-los estamos criando nossos animais de estimação.
A leitura de “A Lógica do Cisne Negro” é instigante e provocadora. Você não largará este livro indiferente. Para aqueles que sabem que pouco sabem este livro é um achado, pois se por um lado ele nos mostra que pouco sabemos, ele também nos mostra que nosso saber impede que nossas observações sejam isentas e assim sendo elas já vêm impregnadas de valores arraigados e viciados, e por decorrência sujeitos a erros.
Qual é o caminho, saber ou não saber?