quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quanto tempo posso ficar inoperante ?


A pergunta do título é uma das mais difíceis que um gestor se depara ao gerir a continuidade do seu negócio.
A questão financeira é um fator óbvio. Mas como estimar o impacto financeiro de questões subjetivas tais como "por quanto tempo meu cliente irá permanecer sendo MEU cliente no caso de uma paralisação"?
A maturidade do mercado e competitividade dele será determinante do tempo que o cliente irá aturar.
Alguns dos nossos serviços ainda apresentam forte barreira para que o cliente migre de um prestador para outro. Os segmentos de telefonia e de serviços financeiros apresentam grandes inconvenientes para que alterações de prestador de serviço sejam feitas. Mas a medida que a competitividade aumenta, que a tecnologia evolui e que os mercados ficam mais regulados, maior ficam os poderes do cliente.
Um prestador de serviço hoje pode considerar que uma paralisação de 1 hora pode ser superada sem impacto pois ele não irá gerar perda de clientes. Mas é importante se precaver. Um cliente ressentido, vítima de serviços desleixados, pode ser um cliente vingativo. E a vingança mais efetiva é a troca de prestador de serviço assim que esta troca for factível.
Portanto, ao estimar seu RTO - Recovery Time Objective, considere também o quanto da paciência de seu cliente que você irá estar utilizando caso fique paralisado. Se você abusar dos saques da paciência dele, em breve ele irá lhe cobrar com juros, e esta cobrança pode ser simplesmente trocar você por um concorrente.
Portanto adote um política conservadora e não abuse da paciência do seu usuário, mesmo que ele esteja firmemente escravizado a você. Um dia ele ele ficará livre!!!!

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