quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Informação Deficiente

Em nossas andanças pelo Brasil afora temos observado que um dos pontos fracos no processo de gestão de grande público é o fornecimento de informações para o público. Estas informações podem ser passadas de várias maneiras, escrita em bilhetes de entrada, de forma falada, em monitores de vídeo, em painéis luminosos, mas o resultado prático, em geral, é insatisfatório.
Os problemas verificados podem ser resumidos em três tipos: Localização da informação, o formato de informação e o conteúdo.
Em alguns locais há uma total falta de informação. Em outros ela existe, mas não leva a lugar nenhum (no terceiro piso do estacionamento do terminal 2 do Aeroporto do Galeão, a sinalização de saída faz com que você fique girando dentro de o estacionamento). Em outros existem belos painéis com informações pouco esclarecedoras (na Rodoviária Novo Rio existe uma placa indicando “demais bilheterias”).
Informação é um requisito de segurança. Numa emergência uma boa sinalização pode ser o fator que irá fazer a diferença entre um incidente e um desastre. 

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