quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Grandes Eventos - Onde estamos errando


Há três anos temos dedicado grande atenção ao estudo da Gestão de Multidão. Recentemente passamos a adotar o termo Gestão de Conforto e Segurança de Grande Público que é um nome longo mas que informa com mais clareza o nosso o objetivo.
Em nossas análises, vistorias, treinamentos e palestras temos observado que em geral as instalações novas ou recentemente construídas oferecem um bom nível de qualidade para a acomodação do público com o devido conforto e segurança. Há normas internacionais que orientam o projeto destas instalações e elas são satisfatórias.
Contudo, uma instalação boa por si só não é suficiente para garantir que o público tenha conforto e segurança. Além da infraestrutura física é necessário que outros quesitos sejam atendidos, em especial aqueles relativos a sinalização e qualificação da equipe de atendentes.
A sinalização deve informar, orientar e direcionar o público. A sinalização não é uma mera informação. Ela também tem o poder de formar e educar. Ela atua em conjunto com a equipe de assistentes e segurança. A sinalização e a equipe são elementos cuja combinação gera uma sinergia. Caso estes dois entes estejam desconectados há uma grande perda de esforços e abre-se uma possibilidade de haver problemas com a gestão do público.
Em geral temos observado que falhamos na sinalização e no suporte e monitoração do público. A mão de obra utilizada na organização de eventos é pouco qualificada e apresenta uma alta rotatividade. Os atendentes de público atuam nesta função de maneira provisória e temporária e consequentemente apresentam baixa qualificação.
Para o sucesso de um grande evento com milhares de pessoas não basta construir grandes arenas e estádios. Sem uma devida Gestão de Multidão o sucesso pode ficar comprometido.

Um comentário:

Jorge Bonfim disse...

Não basta ter uma legislação, mas sim, garantir que ela seja cumprida.
Paralelamente, o gestor do evento tem que estar comprometido com a segurança como um todo, tanto das instalações quanto dos usuários.