quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Divertido e Seguro


Nas últimas semanas uma série de incidentes em eventos de lazer tem sido divulgados pelos meios de informações.
Relembrando alguns citamos o desastre da casa noturna Kiss, o acidente no estádio do Grêmio, a confusão na re-inauguração do Mineirão, o tumulto no desfile do Cordão do Bola Preta. Existem outros, mas estão são suficientes para constatarmos que existe algo errado na organização de eventos. Em todos eles observamos que boas práticas de segurança foram desprezadas com o conhecimento dos organizadores dos eventos e das autoridades públicas.
A casa noturna não deveria estar funcionando, mas funcionava. O Bola Preta não tinha autorização do Corpo de Bombeiros (assim como nenhum bloco de carnaval do Rio de Janeiro, de acordo com o Jornal O Globo de 13 de fevereiro de 2013) mas desfilou, conforme planejado e divulgado pela Prefeitura. O estádio do Grêmio foi deliberadamente inaugurado contrariando as boas práticas recomendadas para arquibancadas de estádios. O estádio do Mineirão foi reinaugurado com festa, e o que vimos foi uma bagunça, esta é a melhor palavra para definir o ocorrido.
Nestes exemplos temos uma combinação de erros dos organizadores e do poder público, municipal e estadual, que não exerce seu poder da forma eficiente.
Se um evento ou casa de espetáculo não está autorizado a funcionar devido a pendências burocráticas isto deveria significar que o mesmo não irá funcionar até que as pendências sejam eliminadas. Mas não é isto que acontece.
O grande enigma que existe é porque existe tal irresponsabilidade. Ignorância, imprudência, negligência, ou má fé?
O argumento de que as normas e regulamentações são difíceis de serem cumpridas justificaria a não realização dos eventos. Mas acontece o contrário. Os regulamentos e normas não são observados e o evento acontece. E assim a nossa sociedade se desmoraliza.
Se existe uma legislação equivocada, que ela seja alterada. Se existe uma legislação que ela seja cumprida. Se existem boas práticas, que elas sejam observadas.
Colocar em risco a vida de outras não é justificável.

Um comentário:

Chris Amon disse...

Bom Dia
Muito bom seu artigo, eu gostaria que tivéssemos umas turmas do curso de Gestão de Conforto e Segurança do Grande Público, aqui em Belém do Pará.
Temos para esse ano de 2013 inúmeros grandes eventos marcados, com um grande mercado nesta área em desenvolvimento e nenhuma empresa especializada ou profissional gabaritado ao nível dos que vocês do CESNE formão .
Se possível entre em contato, (091) 8372-5043 ou chrisanlima@hotmail.com.
Agradeço a oportunidade.