terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Engenhão e a Gestão de Multidão



Até o fechamento do Maracanã para sua adequação às exigências da FIFA o Engenhão não havia sido testado com grandes públicos de jogos de futebol. Mas na reta final do campeonato brasileiro de 2010 tivemos jogos onde praticamente tivemos a lotação máxima do estádio.

Como era esperado o design do estádio atende plenamente os quesitos relativos ao conforto e segurança dos torcedores.

A mesma avaliação não pode ser feita com relação ao entorno do estádio. A circulação de pessoas no entorno do Engenhão é difícil devido a ruas e acessos estreitos e à divisão do espaço destas ruas entre torcedores e veículos.

Agravando a dificuldade de circulação temos a precária sinalização na periferia do estádio. Esta falta de sinalização é agravada pelo desconhecimento dos torcedores deste local. Uma boa sinalização é fator de segurança e auxilia na otimização da circulação do público. Pessoas indo e vindo em busca da correta rota criam fluxos conflitantes e desnecessários que prejudicam a fluidez da multidão.

Complementando esta rápida avaliação observamos que o número de assistentes de público é muito baixo. Identificamos que filas foram formadas, aparentemente de forma espontânea, sem que houvesse necessidade. A capacidade de atendimento oferecido pela quantidade de roletas é elevada, mas ainda assim filas foram formadas devido à falta de orientação por parte de assistentes de público. Também no interior do estádio é pequeno o número de assistentes de público. Em condições normais estes assistentes contribuem com o conforto dos usuários. Em situações de emergência eles são essenciais para promover a segurança do público.

terça-feira, 26 de outubro de 2010


A continuidade de negócios é um assunto que deve considerar aspectos que dizem respeito à cultura local. A legislação é o reflexo da cultura. Nos EUA a legislação trabalhista é bem menos rígida que a legislação brasileira.
No dia 21 de outubro, um Shopping Center, em Roseville / Califórnia, pegou fogo. Abaixo reproduzo um e-mail onde o Gerente de uma loja de uma cadeia varejista informa seus funcionários sobre como será administrada a questão do pagamento dos funcionários.
"Me again... I wanted to let you all know what the payroll procedures are for this sort of thing. Everyone who made it in for their shift yesterday will be paid for their full shift. All full time staff will continue to be paid for their scheduled hours while we are closed. Unfortunately, part time and seasonal staff will not be paid until we are back in action, but I'm certain at that time we'll have more than enough hours for everyone when the time comes.
If anyone has any other concerns, pls let me know!
Thanks everyone!"


É necessário observar que nesta loja existiam três tipos de empregados: full time, parcial time e sazonal.
Após o desastere, os “full time” tem uma cobertura maior. Os demais empregados, sazonais e de tempo parcial, tiveram seus vencimentos zerados instantaneamente.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GRM - Global Risk Meeting

O GRM é um evento que teve sua primeira edição em 2005 e no próximo dia 10 setembro teremos a realização de mais uma edição. Este ano dentre os temas destacam-se os aspectos estratégicos, mercadológicos e tendenciais em relação aos domínios de: Continuidade de Negócios, Governança Corporativa, Segurança da Informação, Responsabilidade Social Corporativa, Gestão de Crises, Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Leis e regulamentações. Limitado a 200 representantes das 500 maiores empresas do país, patrocinados por empresas como Microsoft e Patricia Peck Advogados, e apoiado pelos maiores institutos de GRC do mundo: ISACA, EXIN, DRII, ISSA e outras entidades.
Para maiores detalhes acesse o site do GRM-2010.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Curso - Gestão de Multidão

O curso visa capacitar seus alunos a entender a dinâmica das multidões e utilizar modelos esquemáticos para o tratamento da chegada, circulação e dispersão de grandes públicos, através de mecanismos de gestão, instrumentos de informação e design do ambiente rojeto físico do local de um evento.

Observação: As próximas turmas serão nos dias 27 e 28 de julho no Rio de Janeiro e nos dias 30 e 31 de agosto em São Paulo (informação atualizada em 27 de junho de 2011).






sábado, 24 de julho de 2010

15 Mortes na Multidão



No dia 24 de julho de 2010 pelo menos 15 pessoas morreram em decorrência da perda de controle da multidão que estava presente na "Love Parade" na cidade de Duisburg na Alemanha.
É inadmissível que um evento público, com fins pacíficos, onde se comemorava o amor tenha como resultado a morte de 15 pessoas e outra centena tenha saído ferida.
Pelas informações que obtivemos houve uma super lotação e a reação dos organizadores foi lenta. Podemos afirmar que houve falha na gestão da multidão, falha na informação passada para o público e falha no design do local do evento. Este conjunto de erros resultou na morte de 15 jovens. Nem sempre estas falhas tem este resultado catastrófico. Os organizadores de outros eventos incorrem nos mesmos erros e por sorte, pura sorte, o resultado não é um desastre.
Eventos que reunem milhares de pessoas tem que ser cuidadosamente planejados para que a segurança dos seus frequentadores seja garantida. Isto exige método e comprometimento. O CERNE esta trabalhando para disponibilizar um modelo de Gestão de Multidões, o comprometimento depende do profissionalismo dos organizadores.

Para maiores detalhes sobre Gestão de Multidões consulte o CERNE pelo e-mail cerne@cernebr.com.br.

PS: A nossa última informação indicava 21 mortos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gestão de Multidões & Crowd Dynamics


Nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2010, O prof. Fernando Saldanha participou de curso de CROWD DYNAMICS ministrado pelo Prof. Dr. Keith Still, no Cabinet Office Emergency Planning College em York, Inglaterra. Neste momento estamos concentrando nossos esforços para a oferta de um curso de Gestão de Multidões, com duração de 16 horas no Brasil, cuja primeira turma deverá acontecer no segundo semestre de 2010. Este curso deverá ser oferecido em outras capitais do Brasil.

Para maiores informações envie um e-mail para cerne@cernebr.com.br.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Gestão de Multidão


DIM - ICE. Estas seis letras sintetizam o modelo de Gestão de Multidões apresentado pelo Prof. Dr. Keith Still no curso CROWD DYNAMICS ministrado no Emergency Planning College do Cabinet Office do Governo inglês.
A edição de julho de 2010 deste curso contou com a participação de 18 especialistas, sendo que o Professor Fernando Saldanha era o único estrangeiro presente. Os demais alunos eram membros de órgãos de segurança pública e de empresas promotoras de eventos. Por três dias foram abordados aspectos teóricos e práticos onde casos reais foram estudados.
O modelo DIM - ICE juntamente com o software STEPS, utilizado para a simulação de movimentação de pessoas, são poderosas ferramentas que a PS Engenharia de Produção, juntamente com o CERNE - Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios, estão disponibilizando para os responsáveis pela gestão e segurança de grandes públicos.
Obs: Foto do Prof. Fernando Saldanha com o Mr. Martin Oldknow, Gerente de Segurança Técnica do South Yorkshire Fire and Rescue Service.