segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Gestão de Multidão

Na coluna “Programa Furado”, do caderno Rio Show, do O Globo do dia 14 de dezembro de 2007, um leitor se queixa da “desordem para entrar no gramado do Maracanã” no show do The Police no dia 8 de dezembro.
A resposta da organização diz que foram colocadas 15 catracas no acesso ao gramado, com capacidade total de atender 15mil pessoas por hora, e que o problema foi causado pelo público que concentrou sua chegada por volta das 20:00h, "tumultuando a entrada".
A reclamação é procedente e a resposta equivocada. O público chega na hora que ele acha mais conveniente chegar. No processo de gestão da multidão o que pode e deve ser préviamente feito neste caso?
1. Colocar um número de catracas compatível com o fluxo de pessoas esperado, com uma folga de segurança. Este número de catracas necessário deve ser estimado por um estudo de filas a partir de um fluxo esperado de pessoas.
2. Divulgar informações e instruções de forma a induzir o fluxo de pessoas de acordo com o planejado no item anterior.
3. Utilizar eventos preliminares para incentivar a chegada num horário mais cedo e desta forma desconcentrar a chegada.
O que definitivamente não se pode fazer é colocar a culpa no público. Todo evento de grande porte tem que estar preparado para lidar com uma multidão, não havendo espaço para amadorismo.
No que diz respeito a gestão de multidão o controle de acesso é um dos pontos chave da segurança de um evento.
Quando se trata de segurança torça pela melhor hipótese e esteja preparado para o pior cenário.

Nenhum comentário: