quarta-feira, 4 de março de 2009

Gestão de Risco – Uma Novela



Em julho de 2008 a PS Eng. de Produção foi convocada para gerir o risco operacional da gravação de uma telenovela de 150 capítulos. Para esta gestão foi utilizado o método Bow Tie, e como suporte foi utilizado o software BowTieXP.
O cerne da gestão de risco era evitar que a data de conclusão fosse postergada. Para isto, as ameaças e as conseqüências de uma paralisação, ainda que temporária, das gravações foram identificadas através de entrevistas com os principais responsáveis pela produção em todos os seus segmentos. Em especial, para as conseqüências, foram entrevistados também os executivos responsáveis pela produção, uma vez que dentre as conseqüências era previsível que houvessem impactos financeiros, contratuais, políticos (era uma produção internacional) e comerciais.
Uma vez indentificadas as ameaças e as conseqüências da paralisação das gravações foi elaborado um diagrama Bow Tie. Com este diagrama sendo utilizado como referência foi realizado um novo conjunto de entrevistas visando a identificação de controles previstos e de controles desejáveis.
Com base nos controles identificados foram realizadas reuniões com os gerentes e diretores para avaliação do custo benefício de cada controle, tendo também como referência o conceito de ALARP. Destas reuniões resultou o conjunto de controles a serem adotados para fins de redução do risco de uma paralisação.
O passo seguinte foi a identificação dos responsáveis por cada controle. Estes responsáveis foram incumbidos da efetiva implantação e disponibilidade dos controles.
Todas estas informações foram registradas no software Bow Tie XP e relatórios foram impressos e distribuídos pata todos os envolvidos.
A partir desta fase coube à PS acompanhar a implantação dos controles, avaliar a disponibilidade dos controles implantados, acompanhar a solução de desvios operacionais relativos aos controles e identificar novas ameaças e novos controles passíveis de uso.
Após cinco meses, no mês de dezembro de 2008, as gravações foram concluídas no prazo planejado sem a ocorrência de incidentes que implicassem em risco para o sucesso do empreendimento.

Nenhum comentário: