quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Continuidade de Negócios e a Gripe Suína



Fonte: CERNE – Centro de Estudo de Riscos e Segurança de Negócios / BR ( www.cernebr.com.br )



Prevenção, controle, monitoração e planos de contingência são as ferramentas necessárias para um gestor garantir a Continuidade de Negócios de uma Organização num ambiente de pandemia.

Prevenção
Uma pandemia pode atingir uma organização através do colapso de sua capacidade de trabalho, do colapso de um ou mais fornecedores ou através de um forte impacto sobre sua demanda. Para reduzir a conseqüência de tais impactos uma Organização deve ter como base:
  • pessoas capacitadas,
  • processos produtivos e gerenciais robustos e eficientes e
  • mecanismos preventivos implantados e testados.

Controle e Monitoração

A coleta e análise de informações sobre sua força de trabalho e do meio externo é a base de um processo de resposta a desastres do tipo pandemia.
Para um eficiente processo de monitoração é necessário que sejam definidos os dados a serem coletados, a forma de coleta destes dados assim como a forma análise dos mesmos.


Planos de Contingência

Alem dos procedimentos preventivos, de controle e de monitoração em alguns casos é necessário que seja feita uma análise de impacto dos cenários de desastres mais prováveis e que a partir desta análise sejam estruturados Planos de Contingência que permitam que os processos críticos da Organização tenham continuidade com a menor degradação possível.

Dentre os cenários a serem contemplados devem ser considerados ao menos três tipos:

  • Falta de pessoal qualificado na quantidade necessária,
  • Indisponibilidade de fornecedor chave,
  • Colapso total ou parcial da demanda de produtos e serviços.

Nenhum comentário: