Em 2011 a Rede Wall Mart dos Estados Unidos foi considerada culpada pela morte de um funcionário durante a promoção do "Black Friday" em Novembro de 2008. O "Black Friday" é a sexta-feira seguinte à quinta-feira do "Thanksgiving Day". A falta de uma Gestão de Multidão (Crowd Management) foi considerado como fator determinante da morte do funcionário e consequentemente da culpa da Wall Mart.
É importante que nossos Gestores de eventos, de todos os tipos, onde haja a previsão de afluência de grande números de pessoas adotem a Gestão de Multidão para evitar que seus clientes e funcionários corram riscos evitáveis.
O Planejamento da Gestão de Multidão é recomendado pela Occupational Safety & Health Administration - OSHA do United States Department of Labor (equivalente ao nosso Ministério do Trabalho) numa diretriz publicada em 2010.
A Gestão de Multidão é assunto que diz respeito ao nosso dia-a-dia, pois grande número de pessoas são encontradas em locais tais como estações e terminais de transporte de massa, shopping centers, estádios, arenas, dentre outros. Qualquer desvio operacional nestes locais, que naturalmente já apresentam uma grande quantidade de pessoas, pode causar uma situação onde a Gestão de Multidão seja imprescindível.
Vide: a página com as diretrizes da OSHA pode ser acessada pelo link abaixo: http://www.osha.gov/OshDoc/data_General_Facts/Crowd_Control.html
Veja artigo do USA Today:
http://www.usatoday.com/money/industries/retail/story/2011-11-25/black-friday-walmart/51399030/1
Veja artigo do USA Today:
http://www.usatoday.com/money/industries/retail/story/2011-11-25/black-friday-walmart/51399030/1
Nenhum comentário:
Postar um comentário