http://www.pandemicflu.gov/
sábado, 27 de junho de 2009
Informações úteis sobre a pandemia de gripe
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segunda-feira, 8 de junho de 2009
I ConCERNE

O CERNE ficará honrado com a sua presença no:
I CONCERNE – Conversas no CERNE
- Dia: 18 de junho de 2009
- Horário: 09:30h às 12:10h
- Entrada franca
- Programação:
Apresentação do CERNE – Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios.
Palestra: Caraterísticas de um Plano de Continuidade de Negócios para uma Pandemia
Palestra: Pontos Básicos de Comunicação em Crise e Risco
Palestra: Método para Gestão de Riscos - Local: Auditório da Universidade Veiga de Almeida – Campus Barra (Atrás do Clube Marapendi)
- Endereço: av. Felicíssimo Cardoso 500. Barra da Tijuca. RJ/RJ.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Pandemia – Recomendações Básicas para as Organizações

- Invista na sua capacidade de operar com seus empregados instalados em suas residências.
- Monitore os informes da evolução de crises no ambiente externo e interno.
- Forme substitutos para seus executivos, gerentes e pessoal chave.
- Identifique fornecedores críticos e desenvolva fornecedores alternativos.
- Reforce medidas de higiene e limpeza de suas instalações.
- Reforce medidas de higiene de seus funcionários. Lavar as mãos é uma importante e simples prevenção.
- Utilize torneiras que tenham desligamento automático.
- Utilize sabão líquido.
- Utilize toalhas de papel.
- Reduza as viagens e adote solução de teleconferência.
- Mantenha as informações de contato com seus funcionários e parceiros atualizada.
- Mantenha seus funcionários informados.
- Tenha uma estratégia de ação caso um ou mais de seus funcionários (parceiros ou clientes, dependendo de cada tipo de negócio) seja infectado. Esta estratégia é função de cada tipo de negócio. Consideramos que empresas que usem mão de obra intensiva e que lidem com grande número de pessoas devem estar particularmente atentas devido a uma maior exposição à gripe influenza.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Gestão de Negócios e a Pandemia

O que os acionistas, funcionários e clientes esperam dos administradores neste momento?
Estas duas perguntas singelas valem ouro nestes dias que estamos vivendo e elas precisam ser respondidas, pois estes questionamentos irão se apresentar aos administradores nos próximos dias.
A propagação da gripe influenza é inevitável. A OMS, Organização Mundial da Saúde, já emitiu parecer ratificando que as medidas preventivas são ineficazes para barrar a propagação desta pandemia. Temos que assumir que a gripe irá se propagar com uma abrangência e gravidade indeterminável.
No mundo corporativo a questão é como evitar, ou minimizar, as perdas decorrentes do impacto da pandemia. A resposta é através das boas práticas inerentes à gestão da continuidade de negócios.
Para se desenvolver um Plano de Continuidade a identificação do desastre é o ponto de partida. O conceito de “pior cenário possível” neste caso é amplo demais. Se este for o cenário, deveríamos considerar que grande parte da população será infectada e desta forma pouco teremos o que fazer. Este cenário apocalíptico não permite muitas alternativas para o gestor de uma empresa.
A utilização de cenários secundários nos parece uma alternativa pragmática mais interessante. Estes cenários são caracterizados pelas conseqüências da pandemia que podem impactar uma organização. Este tipo de desastre permite a adoção de estratégias de reação ao incidente que estão dentro do escopo de atuação dos gerentes. Dentre os desastres possíveis de se delinear, destacamos quatro desastres / conseqüências:
- Indisponibilidade de funcionários essenciais
- Indisponibilidade de parceiro essencial
- Indisponibilidade de insumo básico
- Redução significativa de demanda se serviços ou produto
Cabe destacar que um plano de continuidade de negócios (PCN), especificamente desenvolvido para um desastre decorrente de uma pandemia, deverá apresentar dois tópicos merecedores de especial atenção:
- Controle e monitoração do ambiente interno e externo e
- Informação e conscientização de funcionários e parceiros (em alguns casos até de usuários e comunidade).
A especificação e detalhamento de cada PCN deverão ser identificados a partir dos mecanismos usuais de desenvolvimento de um PCN, a começar pela análise de impacto de desastre, passando pela identificação da estratégia e sua documentação.
É importante observar que fica a critério de cada organização identificar os possíveis desastres, avaliar o impacto deles e com base neste impacto definir a estratégia mais adequada. Se o impacto é alto ou baixo, e como ele irá ocorrer é uma avaliação que varia de organização para organização. Da mesma forma, caberá a cada organização decidir o que deverá ser investido em função do seu apetite a risco e da sua disponibilidade financeira.
Não é admissível ignorar que uma pandemia está a nossa volta e seguir o modelo avestruz que ilustra nosso artigo. Um posicionamento profissional baseado numa análise de impacto e viabilidade técnica – financeiro é o melhor caminho para a preservação do patrimônio de uma Organização.
Sucesso!!
terça-feira, 5 de maio de 2009
Pane Dupla em BH
Pelo visto ocorreram pelo menos duas panes. A primeira é a pane que fez o carro do metrô parar. A segunda é a pane do plano de resposta a emergências que fez com que a remoção de 300 passageiros demorasse cerca de uma hora.
Uma pane num metrô, numa grande metrópole, não pode ter uma resposta tão demorada. Por sorte nada de grave ocorreu com nenhum passageiro. Sorte, muita sorte...
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Inflenza (ex - Gripe Suina) - Fonte de Informações

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A Continuidade de Negócios e a Gripe Suína

Fonte: CERNE – Centro de Estudo de Riscos e Segurança de Negócios / BR ( www.cernebr.com.br )
Prevenção, controle, monitoração e planos de contingência são as ferramentas necessárias para um gestor garantir a Continuidade de Negócios de uma Organização num ambiente de pandemia.
Prevenção
Uma pandemia pode atingir uma organização através do colapso de sua capacidade de trabalho, do colapso de um ou mais fornecedores ou através de um forte impacto sobre sua demanda. Para reduzir a conseqüência de tais impactos uma Organização deve ter como base:
- pessoas capacitadas,
- processos produtivos e gerenciais robustos e eficientes e
- mecanismos preventivos implantados e testados.
Controle e Monitoração
A coleta e análise de informações sobre sua força de trabalho e do meio externo é a base de um processo de resposta a desastres do tipo pandemia.
Para um eficiente processo de monitoração é necessário que sejam definidos os dados a serem coletados, a forma de coleta destes dados assim como a forma análise dos mesmos.
Planos de Contingência
Alem dos procedimentos preventivos, de controle e de monitoração em alguns casos é necessário que seja feita uma análise de impacto dos cenários de desastres mais prováveis e que a partir desta análise sejam estruturados Planos de Contingência que permitam que os processos críticos da Organização tenham continuidade com a menor degradação possível.
Dentre os cenários a serem contemplados devem ser considerados ao menos três tipos:
- Falta de pessoal qualificado na quantidade necessária,
- Indisponibilidade de fornecedor chave,
- Colapso total ou parcial da demanda de produtos e serviços.