segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rock in Rio e a Segurança

O que é segurança num show de rock? Ou melhor, o que faz uma pessoa se sentir insegura num show de rock?

A primeira insegurança surge na entrada. Uma pessoa se sentirá desconfortável e insegura caso haja uma multidão se espremendo e lutando por espaço na entrada.

Dentro das instalações do evento a insegurança surge caso haja uma densidade elevada de pessoas. Esta elevada densidade pode ser encontrada em determinados locais, tais como na área próximo ao palco, na
praça de alimentação e bares, em passagens onde haja estrangulamentos ou nos acessos aos banheiros.

Um outro momento que causa desconforto e insegurança é na saída, quando as dimensões das rotas de saída forem mal projetadas, com obstáculos e subdimensionadas causando uma movimentação problemática e com uma alta densidade de pessoas.


Não mencionamos a insegurança causada por furtos por dois motivos: não há risco para a integridade física das pessoas na ação de um batedor de carteira e este tipo de problema não é decorrente da realização de um show de rock. Ele está presente, infelizmente, no cotidiano.

Por último cabe observar que usamos algumas vezes a palavra (des) conforto propositalmente. A segurança das pessoas num evento de grande porte está diretamente relacionada com o conforto oferecido a elas. Um local seguro é um local confortável e vice-versa.

Nenhum comentário: