quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rock in Rio & Gestão de Multidão - II

O Rock in Rio já começou. Na verdade ele começou há muito tempo. O marco inicial é o momento da primeira divulgação para o público. Neste ponto começa o evento no que diz respeito à sua interação com o público. Evidentemente, o início do seu planejamento precede, e em muito este marco.
O fim do evento, no que diz respeito ao público, se dará quando o último espectador chegar em sua residência encerrando a etapa de saída.
A música ainda não começou a tocar mas a etapa de "entrada", que inclui a venda de bilhetes, o transporte e entrada propriamente dita no local, já está se mostrando falha.
A venda de ingressos apresentou filas monstruosas, que já foram esquecidas.
O esquema de transporte planejado está se mostrando confuso e incômodo para os moradores da cidade. Para os turistas ele é incompreensível.
A forma de venda dos bilhetes para uso do transporte público é outro item confuso.
Nos próximos dias vamos acompanhar a forma como se dará o embarque e transporte dos espectadores e, em especial como se dará o regresso.
A mudança do horário do show do Elton John auxiliará a saída do dia 23 de setembro. Seus fãs poderam sair do complexo do Rock in Rio ainda durante o último show diluindo a demanda de transporte. Mas, nos demais dias as grandes atrações sempre serão as últimas e neste caso poderá haver um colapso na capacidade de transporte.
Foto de Pablo Jacob / Jornal O Globo de 22/09/11.

Nenhum comentário: