quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Terreirão do Samba Seguro



Está sendo publicado nos jornais de hoje, 10 de outubro de 2019, que a RioTur reassumiu a administração do Terreirão do Samba e o Sr. Milton Cunha será o curador do espaço. Na semana que vem será feita uma licitação seleção de patrocinadores para a obtenção de recursos destinados às melhorias no local.
O que fez o Terreirão ficar interditado não foi sua agenda de eventos e sim sua precária infraestrutura e organização que resultaram na morte de uma jovem. Pelo que foi informado pela mídia o Terreirão não atendia aos requisitos mínimos de segurança necessários para seu uso e não tinha aval do Corpo de Bombeiros.
Nesta nova fase, espera-se que as instalações estejam corretas e que o Corpo de Bombeiros inspecione e autorize o funcionamento. Mas esta liberação não é um atestado de segurança permanente.
A segurança de um evento começa pela utilização de uma instalação segura, que cumpra os requisitos legais necessários, mas isto não é tudo. O dia-a-dia, ou hora-a-hora, do evento precisa de uma gestão que tenha conhecimento técnico de gestão de eventos, incluindo a gestão de conforto e segurança dos usuários das suas instalações. Isto não é garantido pelo laudo do Corpo de Bombeiros. Isto é garantido por gestores e técnicos capacitados e com conhecimentos de segurança em eventos.
É necessário conhecimento técnico para se oferecer um evento seguro e é necessário conhecimento técnico para saber onde se erra e onde se acerta.
Sem conhecimento será feito sempre “mais do mesmo”, e a ausência de acidentes necessariamente não significa uma gestão correta e segura, podendo ser simplesmente uma decisão do acaso.

Nenhum comentário: