terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Escadas Rolantes Podem Ser Perigosas

Todo administrador que tem pelo menos uma escada rolante no local que ele administra teoricamente sabe que este aparelho é traiçoeiro com potencial de machucar pessoas caso algo saia do normal.
Hoje, dia 03 de janeiro de 2012, acabei de presenciar um exemplo deste tipo de perigo. Num local com grande movimentação de pessoas, boa parte delas carregando malas ou volumes, um senhor perdeu o equilíbrio na saída da escada que o levava do primeiro andar para o térreo. O desdobramento da queda foi a queda de outras pessoas umas sobre as outras precisando que um agente de segurança intervisse para minimizar o incidente.
Utilizando nossa método DIM - ICE de gestão de multidão, identificamos uma falha na instalação física. A saída da escada era estrangulada e estava ainda pior devido a uma pequena reforma próxima ao local onde ela desembocava. E observamos também a falha do o agente que interviu, mas que não parou a escada. Ele ajudou as pessoas a contornarem aquelas que haviam caído. Ele deveria ter parado a escada. Neste caso estamos apresentando dois pontos que devem ser tratados metodicamente: Design do local e treinamento da equipe de monitoração.
Locais com grande concentração de pessoas precisam de Gestão de Grande Público. A segurança dos usuários e clientes deve ser sempre prioridade de todo gestor.



PS em 10/01/2012: Notícia no O Globo de 10/01/2012

Acidente em escada rolante fere passageira

Equipamento estava parado e os passageiros começaram a subir, mas o equipamento voltou a funcionar, no sentido contrário



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/acidente-em-escada-rolante-fere-passageira-3620078#ixzz1j3qZTn8V
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Um comentário:

Rafael Carnevale disse...

Prezados,
Sou jornalista e estou elaborando uma matéria sobre segurança nas multidões dos blocos de carnaval. Gostaria de contar com o apoio de algum profissional da área. Como posso entrar em contato?
meu e-mail é rafacarnevale26@gmail.com