domingo, 25 de setembro de 2011

Rock in Rio: Planejar X Remediar

As informações que nos foram passadas por espectadores do Rock-in-Rio são boas. O sistema de transporte foi ajustado e na noite de sábado, dia 24 de setembro de 2011, não se verificaram os mesmos transtornos verificados na sexta-feira. Não estivemos na cidade do rock e não temos como avaliar se todos os pontos críticos que observamos foram eliminados.
Acreditamos que alguns pontos críticos devam permanecer uma vez que os mesmos são devidos a erros no lay-out das instalações. Este tipo de erro é de difícil mitigação uma vez consolidado. Ele deve ser prevenido durante a fase de planejamento das instalações.
Da mesma forma acreditamos que erros no sistema de informação ainda persistam. Neste caso temos notícias de que houve uma melhoria na sinalização do acesso aos ônibus especiais. Isto é bom, mas é pouco.
É importante assinalar que erros na gestão de multidão são graves, pois falhas neste processo colocam vidas humanas em risco. Não podemos ser tolerantes neste quesito.
Nunca haverá um projeto 100% seguro e por isto deveremos sempre adotar o conceito do ALARP - "As low as reasonably practicable". Para isto deve ser feito uma gestão de multidão com método e profissionalismo. No dia 23 de setembro , em entrevista para a Globo News, ratificamos nossa preocupação com o retorno dos espectadores após o show. O caos que se verificou na madrugada de sexta-feira para sábado confirmou nosso expectativa negativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui no sábado dia 24/11. Ida e volta de transporte público - zero problemas. Achei ótimo.