quinta-feira, 28 de março de 2013

Cultura de Segurança - Início de Projeto


No desastre de Santa Maria os indiciados pelo inquérito policial abrangem um rol imenso de pessoas tais como o Prefeito, o Chefe do Corpo de Bombeiros, os sócios e o gerente da casa noturna, o vocalista e o produtor da banda que se apresentava, funcionário público, secretário municipal, dentre outros.

Este é o resultado do inquérito, não é o resultado do julgamento pela justiça, mas desde já podemos observar que nossa sociedade está doente. Como pode uma casa noturna funcionar com tantas irregularidades? Erraram os músicos, erraram os funcionários públicos, erraram os Bombeiros, ... A quantidade de indiciados é resultado da quantidade de irregularidades. E a quantidade de irregularidades é decorrente de uma falha da sociedade como um todo.

É preciso que as normas e boas práticas sejam consideradas como um benefício e não como um estorvo.  Os gerentes de estabelecimentos, os funcionários públicos, os políticos são pessoas da comunidade. Se coletivamente e individualmente não formos exigentes com a segurança e qualidade dos serviços recebidos, os serviços oferecidos serão de baixa qualidade e inseguros.
Capacitação de voluntários de grandes eventos na UVA - 2013
O CERNE tem trabalhado na promoção do conhecimento de boas práticas na gestão de grande público há mais de dois anos. Neste tempo treinamos membros da área de segurança pública e promotores de eventos assim como prestamos consultoria para algumas empresas da área de entretenimento. Mas o número de pessoas e organizações que atingimos é baixo e o interesse na adoção de boas práticas é pequeno.

Em pesquisas realizadas nos últimos doze meses identificamos que grande parte das pessoas que questionamos já se sentiu em situação perigosa em algum evento assim como o público em geral possui muito pouca educação em cultura de segurança.

Como resultado destas pesquisas estamos iniciando um projeto para disseminar a Cultura de Segurança nos jovens através da realização de palestras e eventos para os alunos do ensino médio.

Nosso objetivo é elevar o padrão de conforto e segurança dos eventos realizados para grande número de pessoas. Com este novo projeto pretendemos aumentar o grau de conscientização dos jovens e a partir deles aumentar a conscientização  do público. Desta forma passaremos a atuar junto a todos os atores envolvidos em eventos de grande público: Promotores, Agentes de Segurança Pública e o público em geral.

Neste projeto de disseminação de Cultura de Segurança iremos precisar de apoio e auxílio de empresas. Aqueles que puderam ajudar podem entrar em contato com o Coordenador do CERNE, Fernando Saldanha (saldanha@uva.edu.br ou cerne@cernebr.com.br).

Nenhum comentário: