segunda-feira, 29 de julho de 2013

Números da JMJ

Foto: Reprodução de O Globo - 29/07/13
Inicialmente se dizia que a JMJ iria levar mais de 2 milhões de pessoas para Guaratiba. Número difícil de se concretizar devido a precariedade dos transportes.
Agora está sendo divulgado que haviam 3 milhões de pessoas no evento final, na praia de Copacabana, dia 28 de julho.
Este número é difícil de ser verdadeiro. A praia de Copacabana estava ocupada da Rua Xavier da Silveira até o Altar, o que equivale a 2.100 metros (além da rua Xavier da Silveira não havia sistema de som e telão). A praia tem uma faixa de areia que varia na sua largura. Na parte mais larga, da areia molhada pela água até a fachada dos prédios temos 207 metros.  Neste espaço temos no máximo 435 mil metros quadrados. Com uma ocupação de 3 pessoas por metro quadrado, em média, teremos um total de 1,3 milhões de pessoas.
A média de 3 pessoas por metro quadrado é elevada pois haviam peregrinos sentados, peregrinos deitados, espaços vazios devido a falta de visibilidade dos telões e outros obstáculos, espaços ocupados por ambulantes, quiosques, banheiros, tendas,etc.. Ou seja, nos locais mais densos, a média pode ser considerada de 4,5 pessoas por metro quadrado, mas esta densidade só foi atingida em locais específicos.
Incluindo as pessoas que estavam nos prédios da orla teremos um acréscimo de 24 mil pessoas se utilizarmos uma taxa de ocupação de 10 pessoas por andar em 200 prédios de 12 andares.

Este número, de 1,3 milhões de pessoas não diminui a JMJ, pois um evento que reúne o equivalente a aproximadamente 20 Maracanãs cheios não pode ser minimizado, mas precisamos ser realistas e trabalhar com números coerentes.

Nenhum comentário: