O jornal O Globo publicou hoje na seção de defesa do consumidor (http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor-lojas-tem-que-garantir-seguranca-4369713) artigo sobre a responsabilidade dos lojistas com relação à segurança de seus clientes.
É de grande importância que notícias como esta sejam divulgadas para que a cultura de segurança ganhe espaço na nossa sociedade.
A fiscalização é importante, mas mais importante é que haja uma cultura disseminada de forma que não fiquemos dependendo da ações corretivas.
Abaixo estão algumas situações que encontramos e que são preocupantes. Em todos estes casos é fácil identificar um descompromisso com a segurança. Escadas obstruídas, caixa de mangueira sem mangueira, brinquedos expostos reduzindo a passagem em escada, etc.
Que fique claro que na ocorrência de um acidente com vítimas, os responsáveis por estes locais estarão sujeitos a serem condenados por crime culposo, devido a negligência na gestão do local.
quarta-feira, 21 de março de 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
Wall Mart / US Penalizado Por Falta de Gestão de Multidão
Em 2011 a Rede Wall Mart dos Estados Unidos foi considerada culpada pela morte de um funcionário durante a promoção do "Black Friday" em Novembro de 2008. O "Black Friday" é a sexta-feira seguinte à quinta-feira do "Thanksgiving Day". A falta de uma Gestão de Multidão (Crowd Management) foi considerado como fator determinante da morte do funcionário e consequentemente da culpa da Wall Mart.
É importante que nossos Gestores de eventos, de todos os tipos, onde haja a previsão de afluência de grande números de pessoas adotem a Gestão de Multidão para evitar que seus clientes e funcionários corram riscos evitáveis.
O Planejamento da Gestão de Multidão é recomendado pela Occupational Safety & Health Administration - OSHA do United States Department of Labor (equivalente ao nosso Ministério do Trabalho) numa diretriz publicada em 2010.
A Gestão de Multidão é assunto que diz respeito ao nosso dia-a-dia, pois grande número de pessoas são encontradas em locais tais como estações e terminais de transporte de massa, shopping centers, estádios, arenas, dentre outros. Qualquer desvio operacional nestes locais, que naturalmente já apresentam uma grande quantidade de pessoas, pode causar uma situação onde a Gestão de Multidão seja imprescindível.
Vide: a página com as diretrizes da OSHA pode ser acessada pelo link abaixo: http://www.osha.gov/OshDoc/data_General_Facts/Crowd_Control.html
Veja artigo do USA Today:
http://www.usatoday.com/money/industries/retail/story/2011-11-25/black-friday-walmart/51399030/1
Veja artigo do USA Today:
http://www.usatoday.com/money/industries/retail/story/2011-11-25/black-friday-walmart/51399030/1
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
CERNE no CNPQ em 2012

O Brasil tem tradição na promoção de eventos com a presença de grande público assim como nossas características demográficas geram grandes concentrações de pessoas em terminais rodoviários, ferroviários, marítimos entre outros.
O objetivo de nossas pesquisas será o de auxiliar os promotores e responsáveis por eventos e locais com grande público a oferecer conforto e segurança para seus clientes e usuários.
Desde já agradecemos nossos parceiros e pesquisadores que viabilizaram nosso crescimento assim como contamos com o apoio de empresas públicas e privadas para juntos podermos dar prosseguimento às nossas pesquisas.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Dicas para o Carnaval no "O Dia"
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Como curtir a folia com segurança
O site Guia do Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma reportagem onde destaca recomendações de Fernando Saldanha para que um folião tenha um mínimo de segurança e conforto nos dias de carnaval. Vide materia completa no link abaixo.
http://www.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua/noticias/?p=2023
http://www.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua/noticias/?p=2023
Egito: Mortes no Estádio de Futebol
A tragédia ocorrida ontem, num jogo de futebol no Egito, merece ser estudada como um fenômeno de descontrole de multidão.
Le Bon em seu livro A Psicologia das Massas (1895), sustenta que numa multidão o comportamento individual é determinado pelo comportamento coletivo. A multidão possui um comportamento irracional e não possui um liderança explícita.
A questão chave para o entendimento do comportamento irracional de uma multidão é a identificação do elemento catalisador que determina a transformação do grupo ordeiro numa "multidão". É usual que este gatilho esteja associado a causas morais que faça o grupo se sentir fortemente ofendido em seus valores.
Quando divulgamos nosso trabalho de Gestão de Multidão utilizamos sempre o termo Gestão. Nunca utilizamos controle de multidão por considerarmos que o esforço deve ser dedicado à manutenção da ordem e não ao controle de uma multidão descontrolada. A perda de controle caracteriza que o limita aceitável do comportamento foi ultrapassado e uma vez tendo atingido este ponto a volta a uma situação controlada tem um custo muito alto, por vezes de vidas humanas.
Vejam outros posts relacionados:
Sites de Bancos Sob Ataque
Desde o dia 30 de janeiro os sites dos principais Bancos brasileiros encontram-se sob ataque de hackers. O atentado tem a forma de congestionar os sites como uma avalanche de acessos causando uma interrupção dos serviços. Conhecido como DDoS, um acrônimo para Distributed Denial of Service, este tipo de ataque, segundo os Bancos, não tem capacidade de afetar os dados dos clientes ou dos Bancos. Contudo o maior risco que os Bancos estão correndo é a utilização deste ataque como camuflagem para outros tipos de ataque e invasões.
Para os clientes as recomendações padrão devem, mais do que nunca, serem observadas: não acessar links desconhecidos e observar se a páginas é realmente a página do Banco.
Assinar:
Postagens (Atom)