segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rock in Rio e a Segurança

O que é segurança num show de rock? Ou melhor, o que faz uma pessoa se sentir insegura num show de rock?

A primeira insegurança surge na entrada. Uma pessoa se sentirá desconfortável e insegura caso haja uma multidão se espremendo e lutando por espaço na entrada.

Dentro das instalações do evento a insegurança surge caso haja uma densidade elevada de pessoas. Esta elevada densidade pode ser encontrada em determinados locais, tais como na área próximo ao palco, na
praça de alimentação e bares, em passagens onde haja estrangulamentos ou nos acessos aos banheiros.

Um outro momento que causa desconforto e insegurança é na saída, quando as dimensões das rotas de saída forem mal projetadas, com obstáculos e subdimensionadas causando uma movimentação problemática e com uma alta densidade de pessoas.


Não mencionamos a insegurança causada por furtos por dois motivos: não há risco para a integridade física das pessoas na ação de um batedor de carteira e este tipo de problema não é decorrente da realização de um show de rock. Ele está presente, infelizmente, no cotidiano.

Por último cabe observar que usamos algumas vezes a palavra (des) conforto propositalmente. A segurança das pessoas num evento de grande porte está diretamente relacionada com o conforto oferecido a elas. Um local seguro é um local confortável e vice-versa.

domingo, 25 de setembro de 2011

Rock in Rio: Planejar X Remediar

As informações que nos foram passadas por espectadores do Rock-in-Rio são boas. O sistema de transporte foi ajustado e na noite de sábado, dia 24 de setembro de 2011, não se verificaram os mesmos transtornos verificados na sexta-feira. Não estivemos na cidade do rock e não temos como avaliar se todos os pontos críticos que observamos foram eliminados.
Acreditamos que alguns pontos críticos devam permanecer uma vez que os mesmos são devidos a erros no lay-out das instalações. Este tipo de erro é de difícil mitigação uma vez consolidado. Ele deve ser prevenido durante a fase de planejamento das instalações.
Da mesma forma acreditamos que erros no sistema de informação ainda persistam. Neste caso temos notícias de que houve uma melhoria na sinalização do acesso aos ônibus especiais. Isto é bom, mas é pouco.
É importante assinalar que erros na gestão de multidão são graves, pois falhas neste processo colocam vidas humanas em risco. Não podemos ser tolerantes neste quesito.
Nunca haverá um projeto 100% seguro e por isto deveremos sempre adotar o conceito do ALARP - "As low as reasonably practicable". Para isto deve ser feito uma gestão de multidão com método e profissionalismo. No dia 23 de setembro , em entrevista para a Globo News, ratificamos nossa preocupação com o retorno dos espectadores após o show. O caos que se verificou na madrugada de sexta-feira para sábado confirmou nosso expectativa negativa.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rock in Rio - Conheça e Fique Seguro

Conhecer o local onde você está é um dos pontos chave para sua segurança.
No link abaixo http://www.xyz360.com.br/clientes/rock_in_rio_2011/tour/  você pode fazer um reconhecimento das instalações da Cidade do Rock. Infelizmente não temos informação detalhada de todas as saídas. Existe uma saída, que está assinalda numa planta esquemática junto à entrada principal. Algumas saídas de emergência serão disponibilizadas e a sinalização de algumas pode ser vista nas imagens apresentadas no link acima.
Neste post também estamos colocando a melhor vista superior da Cidade do Rock que obtivemos. Esta vista superior, do fotógrafo e jornalista Genílson Araújo, foi publicada no O Globo do dia 23 de setembro de 2011.

PS em 26 de setembro:
1. As saídas de emergência estão, em geral, próximas aos banheiros que ficam junto à cerca da Av. Salvador Alende.
2. Na Rock Street há também uma saída de emergência.
2. A movimentação na esplanada em frente ao palco principal não é livre. Há barreiras dividindo espaços. Fique atento.
3. O banheiro à esquerda do Palco Sunset é relativamente mais vazio.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rock in Rio & Gestão de Multidão - III

Na página 16 do Jornal O Globo do dia 22 de setembro estava estampada a manchete que apresentamos neste "post".
Não é esta a postura que precisamos ter da imprensa.
Se algo está errado, não devemos relaxar e sim denunciar e trabalhar para ter uma solução.
O esquema planejado para transporte para o Rock in Rio está se mostrando ruim. Filas monumentais estão se formando para a compra de bilhetes para o transporte público.
A circulação no entorno da Cidade do Rock  está trazendo transtornos para os moradores, comerciantes e trabalhadores da região. Neste caso a adaptação é uma imposição e não uma opção.
Um bom planejamento deve prevenir tais incovenientes e não planeja-los.

E o show ainda não começou.....

Rock in Rio & Gestão de Multidão - II

O Rock in Rio já começou. Na verdade ele começou há muito tempo. O marco inicial é o momento da primeira divulgação para o público. Neste ponto começa o evento no que diz respeito à sua interação com o público. Evidentemente, o início do seu planejamento precede, e em muito este marco.
O fim do evento, no que diz respeito ao público, se dará quando o último espectador chegar em sua residência encerrando a etapa de saída.
A música ainda não começou a tocar mas a etapa de "entrada", que inclui a venda de bilhetes, o transporte e entrada propriamente dita no local, já está se mostrando falha.
A venda de ingressos apresentou filas monstruosas, que já foram esquecidas.
O esquema de transporte planejado está se mostrando confuso e incômodo para os moradores da cidade. Para os turistas ele é incompreensível.
A forma de venda dos bilhetes para uso do transporte público é outro item confuso.
Nos próximos dias vamos acompanhar a forma como se dará o embarque e transporte dos espectadores e, em especial como se dará o regresso.
A mudança do horário do show do Elton John auxiliará a saída do dia 23 de setembro. Seus fãs poderam sair do complexo do Rock in Rio ainda durante o último show diluindo a demanda de transporte. Mas, nos demais dias as grandes atrações sempre serão as últimas e neste caso poderá haver um colapso na capacidade de transporte.
Foto de Pablo Jacob / Jornal O Globo de 22/09/11.

Gestão de Multidão em Brasília

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2011ministramos um curso de Gestão de Multidão em Brasília. O curso foi especialmente adequado às necessidades dos alunos e dentre as atividades foi realizada uma visita ao “Bezerrão” com o intuito de aproximar o conteúdo teórico e conceitual com as práticas do dia-a-dia do planejamento de um evento de grande porte.

Um especial agradecimento fica aqui registrado à Administração do Estádio Walmir Campelo Bezerra pela atenção que nos foi dispensada.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rock in Rio & Gestão de Multidão

Analisando algumas poucas informações numéricas disponíveis na imprensa e na internet identificamos que a entrada e saída do Rock in Rio serão merecedoras de especial atenção. As dificuldades da entrada estarão concentradas no acesso ao complexo. Ainda que a chegada do público venha estar diluída em 7 horas, isto de acordo com nossas estimativas, das 14:00h às 21:00h, ela estará concorrendo com o trânsito usual da região que na hora de pico, que será também a hora de pico de chegada ao evento, é caótico.
Este transtorno não será diretamente visível, pois sua forma será a de um engarrafamento. A capacidade de entrada propriamente dita, com 56 catracas, deve satisfatória, desde que o uso das catracas seja feito de forma distribuida.
As dificuldades da saída serão mais visíveis. A demanda por transporte público será muito elevada e concentrada no “terminal” do Autódromo. Numa rápida simulação, para o espetáculo do dia 23 de setembro, estimamos a necessidade de uma frota de aproximadamente 1600 ônibus, incluindo neste número os ônibus especiais e os ônibus do terminal Autódromo. Haverá esta disponibilidade de ônibus? Uma outra questão é se haverá uma logística capaz de despachar cerca de 10 ônibus por minuto.
Quanto à movimentação interna, não obtivemos informações suficientes para uma análise básica. A área do Rock in Rio foi informada como sendo de 150.000 m2. Com uma lotação de 100.000 pessoas teremos 1,5 m2 por pessoa. Este número é um número global. Não temos como estimar efetivamente a área livre para o público, mas caso tenhamos um percentual grande desta área indisponível poderemos ter uma taxa de menos de 1m2 por pessoa. Neste caso este número estaria indicando uma ocupação elevada mas dentro dos limites aceitáveis de conforto e segurança.
Também não identificamos na perspectiva disponível no site do Rock in Rio a localização das saídas. A única saída assinalada está junto à entrada. Acreditamos que outras saídas existam, mas não estavam assinaladas no desenho apresentado. Este desenho deveria apresentar o local de todas as saídas para que o público interessado pudesse obter esta informação com antecedência.
Estaremos presentes no Rock in Rio e iremos apresentar nossas observações e comentários com relação à Gestão do Público aqui no nosso blog.

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro 2001 - 11 de setembro de 2011

Em homenagem a todos que foram impactados pelo 11 de setembro e que trabalham por um mundo melhor segue o link para a música Sound of Silence de Paul Simon.

http://www.youtube.com/watch?v=FHBpBffGuq0

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Recorde de Acessos - Balanço

Nosso blog registrou no mês de agosto de 2011 seu recorde de acessos desde que iniciamos o controle de nossas postagens, em junho de 2009.
As 520 visitas no mês passado nos trazem confiança de que a preocupação com a segurança, aos poucos, vai sendo incorporado no nosso modo de fazer negócios.
Até hoje nosso maior sucesso de público é o post sobre ALARP (http://gerisco.blogspot.com/2008/01/alarp_07.html) que é a sigla para a expressão "as low as reasonably practicable". Quando se gerencia riscos a meta é reduzi-los ao até o ALARP.
O segundo maior número de acessos foi feito à página da matéria sobre a ética na segurança da informação (http://gerisco.blogspot.com/2008/04/tica-na-segurana-da-informao.html). Nesta publicação comentamos a tênue fronteira existente entre o controle de acesso e a censura.
O assunto que movimentou agosto de 2011 e que fez atingirmos nosso recorde mensal foi o post da pesquisa que fizemos sobre Gestão e Segurança de Grande Público (http://gerisco.blogspot.com/2011/08/gestao-de-multidao-pesquisa.html). Este assunto foi incluído na área de interesse do CERNE em 2010 e aos poucos nossos empresários, promotores e responsáveis por eventos com grande público também vem demonstrando uma maior preocupação em oferecer conforto e segurança, de uma forma sistematizada, para as pessoas que frequentam grande eventos.
Obrigado pelas visitas e salientamos que precisamos de apoios, em especial no que diz respeito à pesquisa e estudos de grandes público. Pelo e-mail do CERNE (cerne@cernebr.com.br) aguardamos e ficamos à disposição de quem possa nos oferecer apoio ou para quem necessite de nossos serviços.